segunda-feira, 14 de maio de 2012

SAÍMOS À RUA (parte 1)

3 DE MAIO DE 2012 - QUINTA-FEIRA

Embora com algum atraso aqui fica o resumo da nossa 1.ª pesquisa na rua.
Para a SAUDADE team, a Quinta-feira de 3 de Maio de 2012 foi um dia de trabalho árduo.
Cheia de energia, a equipa foi até à baixa pombalina para a sua primeira abordagem em campo.




Começámos na Av. da Liberdade e entrámos em (quase) todas as lojas que vendem recordações para turistas e não só, e terminámos na zona da Graça, e depois fizemos todo o caminho ao contrário :)

Algumas conclusões?

A proliferação de lojinhas de lembranças pela baixa lisboeta é imensa num conceito onde vários casos impera a baixa qualidade da oferta e um serviço de atendimento pouco personalizado.

À parte destas lojas, é também possível encontrar alguns resistentes que comercializam os produtos tradicionais oriundos dos mais diversos pontos do país. As boas notícias para a SAUDADE team foram, sem dúvida, as tímidas tentativas de aliar o design inovador aos produtos tradicionais que vão aparecendo aqui e ali mas sem consistência.



No fim, é clara a desadequação entre a oferta e a procura no mercado das lembranças: por um lado, os artigos de baixo custo são também de fraca qualidade e perderam já qualquer ligação que tinham ao país de origem; por outro, alguns dos artigos tradicionais que encontrámos, são de grande qualidade mas o preço é demasiado elevado.


Posto este cenário face à concorrência, a SAUDADE team decidiu testar as suas ideias face ao consumidor. Fomos então entrevistar alguns turistas que passeavam pelas ruas. Ouvindo algumas recusas em participar, lá conseguimos opiniões preciosas que nos ajudaram bastante nesta análise. 
Percebemos que vários turistas estão dispostos a pagar 20 ou 30 euros por uma peça de qualidade de forma a poderem levar para a sua casa uma recordação do nosso país que ao mesmo tempo será também sempre uma recordação de toda a viagem que fizeram. 


Sem comentários:

Enviar um comentário