quarta-feira, 9 de maio de 2012

LIVRO DE GRANDES DIMENSÕES RESUME A OBRA DA ARTISTA JOANA VASCONCELOS


Enquanto prepara uma exposição para Paris, Joana Vasconcelos editou uma monografia sobre a sua obra plástica. Um livro de grandes dimensões.
Joana Vasconcelos, que em poucos anos se tornou uma das artistas plásticas mais célebres do País, é reconhecida pela criatividade das peças, pela escala das obras e pelos materiais invulgares que usa.
A sua arte podemos sentir associações entre arte erudita e arte popular, tradição e contemporaneidade.




Formou-se no AR.CO, em 1996. Trabalha frequentemente com a escultura e a instalação.
A sua mais famosa obra, Nectar pertence à Colecção Berardo e está exposta no Museu Colecção Berardo, instalado no CCB. Muitos dos seus trabalhos estão patentes em colecções privadas europeias.

A câmara coberta de crochet branco: “Tem a ver com o trabalho que tenho desenvolvido sobre o poder e a apropriação do espaço privado”, refere. E acrescenta: “A máquina fotográfica é um instrumento de poder que, no caso da reportagem, traz as guerras e eventos exteriores para a segurança da casa. Ao ser coberta pelo crochet branco – uma alusão ao preto e branco das imagens – passa a ser um objecto decorativo”.

Rotulagem do vinho Esporão da artista. Desenvolvidos a partir de um núcleo restrito de faianças desenhadas por Rafael Bordalo Pinheiro, estes rótulos primam pela sua originalidade: um sardão, uma cobra, um sapo e um touro surgem elegantemente revestidos por uma malha em croché.

O Porto recebeu a instalação com o título de "Varina", da artista plástica Joana Vasconcelos.
Com cerca de 500 metros quadrados e um peso total superior a 400 quilos. A "Varina", uma colcha monumental, confeccionada em crochet, que ficou suspensa na ponte D. Luís.
A "Varina", assim designada em homenagem às mulheres do povo.

O gigante sapato Dorothy, criado com os tradicionais tachos portugueses, foi Inspirado no sapato que Marylin Monroe calçou no filme "Os Homens preferem as Loiras". Por um lado simboliza o glamour feminino, por outro lembra através dos tachos as tarefas domésticas reservadas às mulheres.

O coração de filigrana é um dos ícones portugueses, e Joana Vasconcelos recriou esse ícone numa das suas peças para o restaurante Eleven.
A artista nesta obra empolou dois ícones tradicionais de grande valor nacional, seja a filigrana, que neste caso foi criada com talheres, seja ao coração de Amália Rodrigues.



Sem comentários:

Enviar um comentário