quarta-feira, 30 de maio de 2012

ESSÊNCIA DO ALENTEJO

O Artesanato do Alentejo está em fase de mudança. Já lá vai o tempo em que era apenas identificado com as faces rugosas dos velhos mestres que trabalhavam o barro, o ferro, o estanho, a madeira, a cortiça, o bunho, o couro, as peles ou o corno, e com as mãos hábeis das mulheres que pintavam a louça do quotidiano, faziam rendas e bordados ou passavam infinitas horas em volta dos seus teares.

A tradição passou de pais para filhos mas os mestres tornaram-se professores de públicos mais alargados. E assim começou a surgir uma nova geração de artesãos, que aposta no que tem procura, deixando ao resto o lugar que sempre se reserva ao que vale mas não tem uso: o museu.
Entre as Artes que estão a conquistar o direito ao futuro, destacamos aqui apenas três expressões: a olaria e pintura, os trabalhos em pele e couro e os têxteis.

Estão ligadas a centros de produção bem definidos, que fizeram escola, podem ser visitados e têm sempre
produtos à venda: nas próprias oficinas e nas lojas de artesanato da região. Comece por ir aos postos de Turismo, onde se expõem boas coleções, e informe-se onde pode ver os artesãos a trabalhar e fazer compras.
Fonte: http://www.visitalentejo.pt/




Sem comentários:

Enviar um comentário