quarta-feira, 25 de abril de 2012

VISITA AO MERCADO DO LX FACTORY

No passado dia 22, Domingo após o 1º BOOTCAMP, a SaudadeTeam dirigiu-se ao LX Factory, em Alcântara, para a sua primeira pesquisa de campo.

Para quem não sabe, todos os domingos este novo espaço em Lisboa é palco do LX Market, onde são vendidos inúmeros artigos em segunda mão e onde os designers e artesãos lisboetas mais alternativos vendem os seus trabalhos. A experiência de conversar com estes artistas que já contam com uma larga experiência no campo do artesanato foi um óptimo início de trabalho de pesquisa.

Ao longo da manhã, privámos com quem já trabalha o artesanato há algum tempo e sabe as dificuldades e as virtudes desta atividade e fomos observando os seus trabalhos e ideias para enriquecermos a nossa perceção da arte popular.

Esta saída de campo ajudou a SaudadeTeam a dissipar muitas das dúvidas que estavam a impedir o nosso modelo de negócios 0.1 de avançar plenamente, para o qual foram preciosos os conselhos dos artesãos presentes.

Entre as nossas conversas, ficámos com o contacto de 2 excelentes exemplo de como o artesanato pode ganhar novas facetas e ser modernizado. A XuinhaShop e a Fernanda Carvalho são sem sombra de dúvida 2 exemplos que merecem ser vistos. Passem pelos sítios web.
Qual a conclusão que retirámos de tudo isto? Temos um longo caminho a percorrer para implementar uma ideia que é absolutamente necessária ao artesanato português e a todos os que se esforçam para o manter vivo nesta época de modernidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário